domingo, 11 de setembro de 2011

Visita Virtual à Fundação Magritte e à Fundação Dalí- Conhecendo o Movimento Surrealista


Plano de aula

Nome da Atividade: Visita Virtual à Fundação Magritte e à Fundação Dalí- Conhecendo o Movimento Surrealista

Fundamentos teóricos:

 O Surrealismo foi um movimento artístico de vanguarda que surgiu em Paris na segunda década do século XX. Esse movimento foi fortemente influenciado pela psicanálise, seus componentes desenvolveram um estilo baseado na linguagem do subconsciente impregnados de imagens oníricas. Os artistas surrealistas preocupavam-se em trabalhar a linguagem do inconsciente dos sonhos. Estes não representavam subjetivamente a realidade, pelo contrário tentavam objetivar seu mundo interno, demonstrado e suas obras.

Palavras chaves:

          Surrealismo

          Pintura

          Automatismo

          Formas

          Deformação

          Museu virtual



Objetivos

Geral:

Compreender a ação artística proposta pelos produtores da Arte Surrealista. Ampliar o conhecimento estético, histórico e artístico sobre este movimento, quais seus efeitos no contexto mundial, e que rumo a arte tomou depois do mesmo. Estimular e desenvolver a imaginação, proporcionando ao aluno novas experiências e atividades de artes plásticas.



Específicos:

          Conhecer e ter competência de leitura das formas visuais das imagens surrealistas;

          Capacitar o aluno à análise de imagens;

          Identificar elementos visuais que compõem os movimentos

          Conhecer o movimento Surrealista.

          Produzir arte Surrealista.

          Utilizar a técnica de recorte e colagem

          Despertar o aluno para o sentido estético e para a fruição da obra de arte nas suas diversas manifestações.

          Construir sua própria obra, absorvendo assim sobre o que é compor arte Surrealista.

          Conhecer e utilizar as ferramentas das novas tecnologias para apreciação de obras de arte.

Conteúdo:

          Características do Surrealismo

          Apreciação de imagens de obra de arte

          Leitura e interpretação de texto

          Apropriação e Crítica Social por meio da arte

          Apreciação comparativa de imagens surrealistas de alguns artistas;

          Analisar e contextualizar as imagens com questionamentos;

          Esclarecer o que é imagem do inconsciente, dos sonhos, da imaginação, o não real, o que não tem lógica aparente.

          Propor a atividade prática.



Tempo: Aproximadamente 3 aulas





Metodologia:

Para introdução do conteúdo do Surrealismo, conceituar o movimento Surrealista ressaltando suas características, influências e principais artistas surrealistas.

Na sala informatizada acessar os sites http://www.salvador-dali.org http://www.magritte.be// e propor uma visita aos links de suas coleções, observando e destacando as características estudadas no conteúdo acima;

Iniciar uma sequência didática, apresentando algumas ideias e características do Surrealismo e observando nos links algumas imagens para ilustrar o assunto.

Leitura e interpretação de texto.

Realização de uma obra surrealista em sala, propondo uma imagem crítica da realidade ou uma representação de um sonho ou mesmo criar uma imagem colocando objetos reais fora de seu contexto, utilizando ferramentas do paint ou programas que permitem interferências e criação de imagens.

Outra atividade pode ser realizada em sala de aula e para isto, será utilizada a técnica de recorte e colagem sobre um fundo desenhado ou pintado, retirando das revistas o que cada aluno acha que é melhor para compor sua obra. E lembrar sempre aos alunos que eles têm que fugir do real.





Recursos:



          Textos Surrealismo

          Livros Didáticos

          Datashow

          Revistas antigas

          Tesoura

          Cola

          Papel canson

          Canetas hidrocor

          Lápis de cor

          Giz de cera

          Reproduções de obras de arte

          CD-ROM

          Sala informatizada

          Microcomputadores

          Notebook

          Internet



Avaliação:

Será aplicada de forma contínua observando os seguintes itens:

Avaliar o envolvimento do aluno durante a realização das atividades e seu desenvolvimento em relação à sua forma de expressão artística.

Atenção, interesse e participação;

Como o aluno experimenta os códigos da linguagem visual;

Reconhecimento dos conteúdos aplicados.



Referências:



http://www.portaldarte.com.br/21-surrealismo/05-a-promessa-magritte.htm

http://www.historiadaarte.com.br/surrealismo.html

http://www.salvador-dali.org

http://www.magritte.be//

           


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.